USP desenvolve nova tecnologia em exames de raios X digital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O primeiro protótipo de um equipamento para realização de exames de raios X digital com tecnologia brasileira está sendo desenvolvido por pesquisadores do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (Cepof) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP). Eles realizam o projeto em colaboração com o Instituto Atlântico, de Fortaleza (CE) e em parceria com a indústria Gnatus, de Ribeirão Preto.

O equipamento possibilitará o desenvolvimento pioneiro dessa tecnologia no Brasil, que ainda é dominada por poucos países, e que está transformando o modo como a radiologia é feita no mundo, principalmente na área odontológica.

“A radiologia digital está só começando. Sabemos que já há uma demanda enorme por essa tecnologia no Brasil e que as placas radiográficas utilizadas hoje para a realização de exames com raios X entrarão em desuso. Por isso, pretendemos auxiliar o sistema de saúde do país a realizar a substituição tecnológica”, disse Vanderlei Bagnato, professor do IFSC e coordenador do Cepof, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), da FAPESP.

Leia mais: abr.ai/1hzEGKo

Fonte: Exame.com