Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Nacional de Taiwan, um sensor colocado em um dos dentes promete monitorar o quanto o indivíduo come e fuma. Com isso, médicos podem avaliar as informações obtidas para planejar melhor o tratamento de seus pacientes.
Em 94% dos casos, o protótipo construído conseguiu diferenciar quando a pessoa estava comendo, falando, tossindo, fumando, bebendo ou respirando. Os dados são coletados e podem ser enviados ao Médico ou Cirurgião-Dentista, para que eles tenham um histórico apurado dos hábitos diários do paciente, sejam eles negativos ou positivos.
O protótipo usa fios e tem pouco menos de um centímetro, um pouco grande para ser usado fora da área de pesquisas. Mas a ideia dos criadores é criar um modelo menor, que possa ser implantado com maior facilidade e que use uma bateria interna. A ideia é colocar o sensor entre os dentes, em Próteses (em usuários que usam), ou em aparelhos ortodônticos.
Leia mais: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/07/sensor-em-dente-indica-ao-medico-se-paciente-come-ou-fuma-em-excesso.html
Fonte: G1