Micro aparelho mede quanto as pessoas mastigam, falam ou respiram

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Nacional de Taiwan, um sensor colocado em um dos dentes promete monitorar o quanto o indivíduo come e fuma. Com isso, médicos podem avaliar as informações obtidas para planejar melhor o tratamento de seus pacientes.

Em 94% dos casos, o protótipo construído conseguiu diferenciar quando a pessoa estava comendo, falando, tossindo, fumando, bebendo ou respirando. Os dados são coletados e podem ser enviados ao Médico ou Cirurgião-Dentista, para que eles tenham um histórico apurado dos hábitos diários do paciente, sejam eles negativos ou positivos.

O protótipo usa fios e tem pouco menos de um centímetro, um pouco grande para ser usado fora da área de pesquisas. Mas a ideia dos criadores é criar um modelo menor, que possa ser implantado com maior facilidade e que use uma bateria interna. A ideia é colocar o sensor entre os dentes, em Próteses (em usuários que usam), ou em aparelhos ortodônticos.

Leia mais: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/07/sensor-em-dente-indica-ao-medico-se-paciente-come-ou-fuma-em-excesso.html

Fonte: G1