Café pode beneficiar a saúde oral

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O consumo regular de “coffea canephora”, vulgo café Robusta, pode beneficiar a saúde oral segundo estudos recentes realizados na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nas experiências laboratoriais, foi observado que os extratos de café contribuíram para uma remineralização do esmalte dos dentes testados, demonstrando que o café pode ajudar a prevenir o tecido de esmalte eventualmente afetado por cárie.

Os pesquisadores expuseram fragmentos do dente ao extrato de “coffea canephora”. A concentração de cálcio aumentou após quatro dias de tratamento. Os cientistas sugeriram que esse aumento se poderá ter devido ao efeito anti-bacteriano do extrato de café, que provocaria uma diminuição da concentração de placa bacteriana e uma consequente libertação de cálcio no interstício.

A vantagem que este café pode ter como efeito antibacteriano e, consequentemente, anticariogénico, vincula-se ao fato de que é habitualmente consumido em formas mais concentradas (6 a 10%) do que as infusões medicinais testadas in vitro (entre 1 a 2%).

Link: http://www.cro-rj.org.br/boletim/Boletim286.htm

Fonte: CRO-RJ