Dentes e Bullying: a perigosa relação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Se trata de assédio moral, mais especificamente, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato1.

As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio1. Por isso a exacerbada preocupação, e ampla divulgação nos últimos anos, sobre o tema.

Em um trabalho realizado em Amã, capital da Jordânia, e publicado em uma das principais revistas odontológicas do mundo2, foram estudados os principais motivos do Bullying, em diversos colégios da cidade, contemplando uma amostra de 920 crianças da sexta-série de vários colégios da cidade.

A prevalência de bullying foi de 47%, sendo maior nos meninos do que nas meninas.

E pasmem: Os dentes foram a característica número um alvo do bullying!

Sim, problemas dentários chegam a ser a principal causa para acometimento desse tipo de assédio moral nas escolas, ficando à frente de características como peso e altura.

Características %
Dente 50
Força (fraqueza) 34
Peso (obesidade) 31
Cabelo 30
Altura 27
Roupas 26
Olhos 19
Nariz 17
Óculos 17
Orelhas 17
Lábios 14
Sardas 12
Queixo 9

Tabela adaptada de AL-BITAR, Z. B.  et al. 2.

Segundo pesquisadores ingleses, que também publicaram sobre o assunto3, as características dentárias não só aparecem no topo da lista dos motivos de bullying, como também são os insultos mais dolorosos, segundo a pesquisa.

Dentre as características dentárias citadas nos trabalhos citados 2,3, seguem as 5 principais:

1- Diastema (espaço entre os dentes)

2- Protrusão antero-superior ou overjet acentuado (dentes posicionados muito para frente)

3- Apinhamento Antero-Superior (os chamados vulgarmente dentes “encavalados”)

4- Mordida aberta anterior

5- Retrognatismo e Prognatismo (mandíbula pequena e mandíbula grande)

Isto tem implicações importantes para Odontologia como um todo e para ortodontistas, em particular. A possibilidade de sofrimento causado pelo bullying deve ser considerado quando os pacientes chegam às clínicas. E acompanhado ao tratamento, conselhos adequados devem ser fornecidos, assim como ampla conversa e instrução aos pais e responsáveis.

 

Referências Bibliográficas:

1- CAMARGO, O. Bullying; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm>. Acesso em 16 de novembro de 2015.

2- AL-BITAR, Z. B.  et al. Bullying among Jordanian schoolchildren, its effects on school performance, and the contribution of general physical and dentofacial features. Am J Orthod Dentofacial Orthop, v. 144, n. 6, p. 872-8, Dec 2013.

3- SHAW, W. C.; MEEK, S. C.; JONES, D. S. Nicknames, teasing, harassment and the salience of dental features among school children. Br J Orthod, v. 7, n. 2, p. 75-80, Apr 1980.